Fotografando retratos de A a Z
Se assim como eu você adora fotografar retratos abaixo listo dicas essenciais para resultados maravilhosos na deliciosa aventura que é retratar pessoas. Seja para guardar de lembrança pessoas queridas ou vender este serviço essas dicas não podem ser deixadas para trás!
A – Ame o que faz. Pessoas não são como produtos que ficam parados e não querem uma foto que desperte emoções, e amar o que faz é meio caminho andado para fotos com mais emoção.
B – Bebês são super fotogênicos, sejam recém-nascidos ou grandinhos. Aproveite os momentos em que eles estão dormindo, mamando, sorrindo e até chorando.
C – Crianças precisam de um cuidado especial. Deixe sua câmera preparada para fotos nítidas aumentando a velocidade de exposição, porque elas não ficam paradas!
D – Deixe o retratado à vontade. Converse, explique o que está fazendo, mostre algumas fotos no visor da câmera…
E – Ensine: cada vez que aprender algo novo procure repassar esse conhecimento. Ensinar é a melhor forma de aprender.
F – Foque nos olhos! A principal característica do nosso rosto são os olhos (dizem que é a janela da alma). Isso também garante um fundo desfocado.
G – Grande Angulares também valem para retratos. Você pode usar um background característico para dar mais personalidade ainda à foto. Caso o objetivo não seja destorcer o rosto da pessoa evite enquadrá-la nas beiradas do quadro.
H – Homens normalmente procuram parecer “másculos” e imponentes nas fotos. Para esses efeitos pose-os com os braços cruzados, com as mãos dos bolsos ou olhar baixo.
I – Iluminação é a chave para as fotos bonitas. Use bem os métodos de iluminação natural, flash, difusores e refletores.
J – Não seja Jacu do mato! Para ser um bom retratista é preciso saber conversar e se envolver.
L – Enquadre nas laterais. Evite o lugar comum de colocar o retratado bem no meio da foto, enquadramentos diferentes fazem toda a diferença!
M – Mulheres devem ser fotografadas com cuidado para que elas se sintam super bonitas.
N – Nunca desista. Como disse Henri Cartier-Bresson: as nossas primeiras dez mil fotos sempre são as piores.
O – Antes de fotografar, olhe! Observe a locação e observe as características do retratado para fazer um mapa mental de fotos que podem ser produzidas e trarão o resultado esperado.
P – A produção é um dos items mais importantes do retrato. Maquiagem (ou falta dela) e roupas características trazem a personalidade para a imagem.
Q – Quem te inspira? Imite os fotógrafos que você admira até achar, misturando todas as técnicas que acha mais interessante, o seu próprio estilo.
R – Ria e faça seu retratado rir. Isso deixa os retratos muito mais fáceis, divertidos e naturais.
S – Saiba como funciona sua câmera até do avesso. Assim você se preocupa menos com as partes técnicas pois tudo virá automaticamente.
T – Treine muito! O melhor dos retratos é que podemos pegar todos os amigos e “usá-los” para treinar novas ideias e técnicas. O treinamento é que traz a perfeição e conhecimento do seu estilo.
U – Use seu conhecimento de fotografia mas principalmente de relações interpessoais para conseguir retratos com máxima beleza.
V – Viaje e aproveite os novos lugares para fotografar não só paisagens, mas as pessoas e suas tradições locais.
Z – Dê zoom no rosto da pessoa sem medo. Use longas distâncias focais para não distorcer o rosto e assim conseguir closes lindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário